Eventos

Oportunidades de financiamento no 7º PQ

Reunião de Trabalho sobre as próximas oportunidades de financiamento sob o 7º Programa Quadro de I&DT nos temas Nanotecnologias, Materiais e Tecnologias de Produção (NMP), Energia, Transporte e PME

 

 

O Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT (GPPQ), com o apoio da Agência de Inovação (ADI), parceiro da rede Enterprise Europe Network, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRn) organizam uma Reunião de Trabalho sobre as oportunidades de financiamento, para 2013, no 7ºPQ de I&DT nos temas NMP (Nanotecnologias, Materiais e Tecnologias de Produção), Energia, Transportes e PME que se realizará no dia 17 de Maio, no Porto.

 

Esta reunião tem o objectivo de reunir toda a comunidade científica e empresarial da região do Porto para apresentar e discutir oportunidades de financiamento do 7ºPQ de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para 2013, que irão ser publicadas no dia 10 de Julho de 2012.

 

             • A primeira intervenção é focada na comunidade científica e industrial das áreas das Nanotecnologias, Materiais e Tecnologias de Produção que pretendam inovar por recurso à investigação e desenvolvimento tecnológico.


             • A segunda intervenção é dedicada ao tema Energia e às suas prioridades temáticas de suporte à política da UE no domínio do clima e da energia e à implementação do SET-Plan, com principal enfoque nas seguintes áreas: Cidades e comunidades inteligentes, Energias Renováveis, Redes Inteligentes e Armazenamento de Energia e Captura e Sequestro de Carbono


             • A terceira intervenção aborda a temática da Aeronáutica e Transporte Aéreo e Transporte de Superfície com enfoque nos seguintes desafios: Eco-inovação, Mobilidade Segura e Competitividade e crescimento através da Inovação.


             • A quarta intervenção é dirigida a qualquer empresa que pretenda inovar e tornar-se mais competitiva recorrendo aos serviços de investigação e desenvolvimento tecnológico prestados por entidades de investigação. Este concurso “Investigação em Benefício das PME” não tem prioridades temáticas e pretende financiar projectos em benefício das empresas em qualquer área científica ou tecnológica.


             • Por fim, existe a oportunidade de esclarecer bilateralmente com os oradores alguma possível candidatura aos programas apresentados, desde que agendadas previamente.

 

 


Para ser possível fazer o planeamento e agendamento das reuniões bilaterais e solicita-se aos interessados que ao preencherem a ficha de inscrição (https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFg0WXZHUnlzRjYxcGZjUTVCUkEwMnc6MA) indiquem a manifestação de reunir bilateralmente, em que tema, e em que tópico/concurso.

 

A agenda e os tópicos de investigação do tema NMP, Energia e Transportes e os 3 concursos da acção “Investigação em Benefício das PME” podem ser consultados em: http://www.gppq.mctes.pt/sessoes_ficha.php?id=296

 

FEUP
17-05-2012  a 17-05-2012
A reconstruir o índice.
Aguarde por favor...