Oferta de Tecnologia

Sistema de controlo de pastagens

Para saber mais acerca deste perfil, deve efectuar o login, ou registar-se no portal.

Difusão

Nacional

Referência

44839

Válida até

01-01-2020

Resumo

Dispositivo que limita o gado a alimentar-se da vegetação rasteira. Tradicionalmente esta metodologia já foi adoptada ligando temporariamente uma das patas dianteiras do animal ao seu pescoço, o que implica um desconforto grande para este e obriga a um dispêndio de tempo significativo porque implica o seu acompanhamento individual.
A invenção destina-se a controlar a vegetação rasteira em explorações agrícolas sem prejuízo das restantes culturas.

Descrição

A presente invenção diz respeito à criação de uma coleira que é aplicada no pescoço de um animal herbívoro que tradicionalmente se alimenta de vegetação rasteira, e que evita que este eleve a cabeça e se alimente de plantas que se encontrem a um nível superior.

O princípio de funcionamento baseia-se num mecanismo que mede a distância da coleira ao solo e que permite enviar um impulso elétrico ao animal quando este eleva a cabeça, e o obriga por força do dispositivo a consumir apenas a vegetação rasteira.

O sistema poderá estar dotado de um comando, com ou sem fios, que desabilita a acção do dispositivo quando tal for conveniente e permite parametrizar local e/ou remotamente o dispositivo em função das condições operatórias: porte do animal, a altura das espécies de plantas a proteger etc.

Aspectos Inovadores e Principais Vantagens da Oferta

Para além de permitir o controlo do crescimento da vegetação rasteira, este dispositivo tem também o mérito de promover a produção de gado, com a vantagem de tornar o produto resultante mais biológico porque não são usados produtos químicos, e pelo facto de a presença dos animais nos terrenos contribuir para a sua fertilização através das fezes depositadas no local.

Fase de Desenvolvimento

Fase de desenvolvimento - Testado em laboratório

Comentários à fase de desenvolvimento

Estima-se um período de 6 meses para ter o protótipo para entrar em fase de produção.

Direitos de Propriedade Industrial

Pedido de patente ainda não atribuída

Exploração de resultados de I&D

Nenhum

Tipo de Colaboração

Acordo de licenciamento

Tipo de parceiro procurado

Indústria.

Área de actividade do parceiro

Desenvolvimento de utensílios agrícolas.

Tarefa a ser realizada

Industrialização e comercialização.

Aplicação de Mercado

Esta metodologia, utilizando gado herbívoro equipado com este dispositivo, poderá ser utilizada sempre que existam dificuldades na destruição da vegetação infestante, quer devido à inclinação do terreno, à existência de pedras, quando a proximidade entre as plantas cultivadas é reduzida, ou em outras situações que dificultam a mecanização desta tarefa.

São exemplos ilustrativos de aplicação desta tecnologia: as explorações da vinha, pomares e mirtilos, plantações que se localizam em vertentes inclinadas, e em situações em que não é viável a utilização de meios mecânicos ou meios humanos.

Descrição da Organização

Universidade Pública
pdf

Perfis semelhantes

Dispositivo de iluminação com luz branca regulável baseado em nanoestruturas de zircónia. Bomba de caudal variável por deslocamento longitudinal Biosensor eletroquímico para a deteção e quantificação de alquilfenóis. Sensor de pressão ótico baseado em nanoestruturas de zircónia Compostos fluorescentes, métodos de fabricação e seu uso Método Rápido de Afiamento Eletroquímico
A reconstruir o índice.
Aguarde por favor...