Oferta de Tecnologia

SISTEMA DE TRANSMISSÃO SEM CORRENTE PARA VELOCÍPEDES

Para saber mais acerca deste perfil, deve efectuar o login, ou registar-se no portal.

Difusão

Nacional

Referência

46199

Válida até

31-01-2021

Resumo

Um grupo de investigadores de uma universidade portuguesa desenvolveu um sistema de transmissão para velocípedes sem utilização de corrente de transmissão ou qualquer veio dirigido ao eixo posterior do velocípede.
A invenção visa por um lado melhorar os sistemas existentes, reduzindo o desgaste na corrente e restantes órgão mecânicos, diminuição de órgão mecânicos e facilitar a operacionalidade dos velocípedes.
As vantagens deste processo, relativamente a soluções existentes, permitem a transmissão para gerar movimento, sem órgão móveis exteriores, apresentado vantagem em termos construtivos e económicos para a construção dos velocípedes. A universidade procura empresas que fabriquem velocípedes, ou que fabriquem componentes para velocípedes, incluindo empresas de montagem de componentes.

Descrição

O mecanismo refere-se a um sistema de transmissão para veículos de duas rodas sem utilização de corrente ou mecanismos de transmissão entre os pedais e o cubo da roda trás, permitindo a substituição em sistemas convencionais de transmissão por correia ou corrente de baixas potências. O presente invento aplica-se a veículos de duas rodas, permitindo a mobilidade em laser, desporto ou competição.
Os sistemas existentes no mercado, possuem na sua grande maioria sistemas com corrente entre o sistema energético (pedais, motor, etc) para a roda de tração acionando o seu veio. Neste sistema possui uma caixa de transmissão com variação de velocidade. Com este sistema podemos abolir diferentes cubos de rodas, bem como todos os sistemas móveis da transmissão, corrente, pinhão e cassete.

Aspectos Inovadores e Principais Vantagens da Oferta

A presente invenção apresenta as seguintes vantagens face a tecnologias existentes:
• O presente invento é um sistema de transmissão de energia em veículos de duas rodas sem utilização de corrente ou veios de transmissão e meios de alteração de mudança no cubo da roda posterior.
• O invento permite transmitir potência permitindo a mobilidade com rendimento semelhante aos meios convencionais.
• O presente invento anula os inconvenientes dos sistemas referidos anteriormente, permitindo transformar um sistema convencional num sistema sem corrente.
• Este sistema, permite que o veículo possua duas rodas iguais em termos de cubo de roda.
• O sistema permite reduzir o número de componentes e sistemas de transmissão, e ainda permite reduzir custos complexidade e aumentar a fiabilidade do sistema de transmissão
• O sistema não necessita de manutenção periódica.

Fase de Desenvolvimento

Fase de concepção

Comentários à fase de desenvolvimento

Estamos na fase de iniciação de construção de protótipo, apenas existe o conceito em desenvolvimento.

Direitos de Propriedade Industrial

Pedido de patente ainda não atribuída

Exploração de resultados de I&D

Nenhum

Tipo de Colaboração

Acordo de licenciamento
Desenvolvimento conjunto
Teste de novas aplicações

Tipo de parceiro procurado

Indústria

Área de actividade do parceiro

Desenvolvimento e construção de bicicletas

Tarefa a ser realizada

Industrialização e comercialização.

Descrição da Organização

Universidade Pública Portuguesa
Clique na imagem para visualizá-la no tamanho real

Imagem

pdf

Perfis semelhantes

Blocos e sistema de construção modular Sistema de notificação e monitorização de acidentes para motociclos Método de transferência de energia sem fios Substratos têxteis com grafeno, condutores, flexíveis, transparentes e antimicrobianos Bomba de caudal variável por deslocamento longitudinal Sensor de pressão ótico baseado em nanoestruturas de zircónia
A reconstruir o índice.
Aguarde por favor...