Oferta de Tecnologia

Substratos têxteis com grafeno, condutores, flexíveis, transparentes e antimicrobianos

Para saber mais acerca deste perfil, deve efectuar o login, ou registar-se no portal.

Difusão

Internacional

Referência

49831

Válida até

03-11-2017

Resumo

Um grupo de investigadores de uma universidade e de um instituto de investigação portugueses, uma universidade inglesa e um instituo belga desenvolveu fibras têxteis revestidas com grafeno, condutores, que mantêm a flexibilidade e a cor das fibras originais. Com esta invenção visou-se desenvolver têxteis eletrónicos, completamente embutidos em têxteis de uso comum.
As vantagens deste processo, relativamente a soluções existentes, são a de permitir usar processos compatíveis com fibras têxteis, à temperatura ambiente, em solução, mantendo as propriedades originais das fibras. A incorporação do grafeno adiciona também outras propriedades, para além das elétricas, como a função antimicrobiana.
A universidade procura empresas parceiras interessadas em licenciar e comercializar a tecnologia ou desenvolver novas aplicações.

Descrição

Os elétrodos atualmente utilizados não apresentam caraterísticas compatíveis com fibras têxteis, sendo opacos, pouco flexíveis, frágeis e não compatíveis com fabricação de têxteis. A atual invenção visa substituir elétrodos convencionais facilitando a incorporação de dispositivos eletrónicos em têxteis, ao aliar a condutividade do grafeno a uma fibra comum têxtil.
Assim, substratos têxteis sintéticos à base de polipropileno, polilactato, polietileno, poliamida e/ou nylon, comumente usadas na indústria têxtil, foram revestidas com grafeno, num processo de transferência em água, à temperatura ambiente. O revestimento dos substratos têxteis com grafeno torna as fibras condutoras e antibacterianas, mantendo as propriedades mecânicas e elásticas dos substratos têxteis, não modificando a cor original ou a transparência dos mesmos. O processo permite criar substratos têxteis condutores, e antimicrobianos, que podem ser completamente integrados nas aplicações normais de substratos têxteis, bem como em aplicações biomédicas. As potenciais aplicações são em têxteis técnicos e substratos têxteis que incorporem dispositivos eletrónicos, como sensores de monitorização médica, dispositivos de segurança camuflados, dispositivos luminescentes, dispositivos termoelétricos, baterias têxteis, entre outros.
A universidade procura licenciar a tecnologia a empresas com capacidade de desenvolvimento ou produção e comercialização de fibras têxteis com vista ao desenvolvimento de soluções comerciais. A universidade está ainda disponível para participar nesse desenvolvimento através de projetos em copromoção ou pela sua subcontratação.

Aspectos Inovadores e Principais Vantagens da Oferta

A presente invenção apresenta as seguintes vantagens face a tecnologias existentes:
- Condutividade elevada (~ 1 kΩ/sq)
- Processo de baixo custo e compatível com fibras têxteis comuns
- Flexibilidade (performance estável até pelo menos força de tensão de 2%)
- Transparência (redução de transmitância de 2.3%)
- Antibacteriano

Fase de Desenvolvimento

Fase de desenvolvimento - Testado em laboratório

Comentários à fase de desenvolvimento

Testado em laboratório em amostras de centímetros de fibras, monofilamentos, multifilamentos, tecidos ou um têxtil.
Os resultados numéricos são bastante promissores. Existe a possibilidade de escalar o processo para a indústria. O processo também pode ser aplicado a outros substratos (plásticos, vidro, papel, madeira,…).

Direitos de Propriedade Industrial

Pedido de patente ainda não atribuída

Exploração de resultados de I&D

Nenhum

Tipo de Colaboração

Acordo de licenciamento
Desenvolvimento conjunto
Teste de novas aplicações

Tipo de parceiro procurado

Indústria

Área de actividade do parceiro

Indústria têxtil, eletrónica, saúde, energia ou outros.

Tarefa a ser realizada

Industrialização e comercialização

Aplicação de Mercado

Têxteis técnicos e eletrónicos

Descrição da Organização

Universidade Pública Portuguesa
pdf

Perfis semelhantes

Sensor de pressão ótico baseado em nanoestruturas de zircónia Dispositivo de iluminação com luz branca regulável baseado em nanoestruturas de zircónia. Método de fabricação de espumas e metais porosos nanocompósitos de matriz metálica com dispersóides nanométricos uniformemente distribuídos e suas utilizações Método Rápido de Afiamento Eletroquímico Material compósito à base de carboneto de tungsténio, respetivo método de obtenção e sua utilização Método de medição da resposta da fluorescência da clorofila a a variações da intensidade ou qualidade da luz
A reconstruir o índice.
Aguarde por favor...